11.12.10

Lançamento do livro "Mobiliário Urbano", de Elvira Rossi


Recebi por e-mail hoje esse flyer para o lançamento do livro "Mobiliário Urbano", da arquiteta e urbanista Elvira Maria Rossi, pela editora Arte Ensaio. O livro traz imagens detalhadas do mobiliário urbano carioca, que é uma das minhas grandes paixões. Inclusive, andei vendo por esses dias fotos das antigas placas-pirulitos, extintas em 2008, e bateu uma saudade... Ando nostálgico e esse livro com certeza irá para a minha estante. Desta forma, estarei me preparando para sentir aquela saudadezinha de 2010 ao folheá-lo daqui a 40 anos... 

 

Na próxima quarta-feira dia 15 de dezembro de 2010, será lançado pela editora Arte Ensaio o livro Mobiliário Urbano. Um Livro de arte com imagens detalhadas de elementos de mobília urbana da cidade do Rio de Janeiro. Mobiliário urbano é o conjunto de equipamentos localizados em áreas públicas de uma cidade, destinados à prestação de serviços, à comodidade e ao conforto exterior dos habitantes. Tais como: cabines de segurança, placas direcionais, abrigos de ônibus e táxis, postes informativos, lixeiras, relógios, postes de iluminação, apoio para bicicletas, quiosques, abrigos para telefones, sanitários e relógios eletrônicos. Podendo incluir nesta lista monumentos, estátuas e obras de arte externa. Com a proposta de abordar momentos importantes do desenvolvimento urbanístico da cidade, os textos do projeto Mobiliário Urbano foram redigidos pela renomada arquiteta e urbanista, Elvira Rossi. Uma profissional profundamente envolvida em projetos relevantes para o aperfeiçoamento visual do Rio de Janeiro. As fotografias são assinadas pelos fotógrafos Renan Oliveira e Gustavo Malheiros, que conseguiram dar o tom de modernidade exuberância às imagens da cidade. Já a direção de arte ficou a cargo do nome do momento, Christiano Menezes dono da premiada Retina 78, agência de Design responsável pelos projetos gráficos mais badalados do Rio de Janeiro.

Serviço
Livraria da Travessa | 15.12.10 | Rua Sete de Setembro 54 | 19h

Um comentário:

Felipe Bastos disse...

Se der, pega uma cópia pra mim. É uma pena ver o mobiliário urbano do Rio tão mal conservado. O mobiliário urbano do Leblon, do Indio da Costa, está jogado às traças e é super bonito.