20.2.11

As novas linhas de ônibus da cidade devido ao BRS

Com a implementação do BRS (Bus Rapid Service - Sistema de Ônibus Rápido) na Avenida Copacabana, houve uma mudança em grande parte dos itinerários que circulavam pela Zona Sul. Veja abaixo a lista das novas linhas de ônibus que surgiram.

Linhas que circulam pelo BRS de Copacabana 

BRS1
124 - Jardim Botânico (Horto) x Central (Via Copacabana) - antiga variação da 125
154 - Central x Ipanema (Via Túnel Santa Bárbara) - antiga variação da 154161 - Lapa x Leblon (Via Jóquei - circular) - antiga 571
162 - Lapa x Leblon (Via Copacabana - circular) - antiga 572

BRS2
441 - Caju x Lido (Via São Cristóvão - circular) - antiga variação da 473
590 - Copacabana x Leme (circular) - antiga variação da 591
445* - Morro do Alemão x Copacabana (Via Túnel Santa Bárbara) - antiga S04
442* - Maré x Copacabana (Via Praça Mauá - circular) - antiga S011
443* - Maré x Leblon (Via Central - circular) - antiga S012
444* - Maré x Copacabana (Via Túnel Santa Bárbara) - antiga S028
* Circulam apenas em horários especiais

BRS3
308 - Central x Barra da Tijuca - antiga 175
314 - Central x Recreio - antiga variação da 175
402 - Engenho da Rainha x Gávea - antiga linha 292, que não circulava na Zona Sul
SP455 - Engenho Novo x Copacabana (Via Aterro) - antiga variação da 455
SPA484 - Bonsucesso x Copacabana - antiga variação da 484
SPB484 - Parque Oswaldo Cruz x Copacabana - antiga variação da 484
403 - Copacabana x Bonsucesso - antiga variação da 484
483 - Penha x Copacabana - antiga variação da 484
404 - Cordovil x Leblon (Via Av. Brasil) - antiga variação da 485
486 - General Osório x Fundão (circular) - antiga variação da 485
354 - Cidade de Deus x Praça XV - antiga variação da 750
360 - Carioca x Recreio - antiga S020

A nova linha 411 (Usina x Prado Júnior) não circula pelo BRS de Copacabana.

 
Linhas que NÃO circulam pelo BRS de Copacabana

Retorno na Av. Prado Júnior, em Copacabana
120 - Central x Prado Júnior
122 - Central x Prado Júnior (Via Praça Tiradentes)
411 - Usina x Prado Júnior - originária da linha 415
454 - Méier x Prado Júnior - originária da linha 455
475 - Méier x Prado Júnior - originária da linha 474
480 - Olaria x Prado Júnior - originária da linha 484

Retorno na Praia de Botafogo
129 - Rodoviária x Praia de Botafogo (Via Santa Bárbara) - originária da linha 127
412 - Usina x Praia de Botafogo (Via Santa Bárbara) - originária da linha 426
420 - Vila Isabel x Praia de Botafogo (Via Santa Bárbara) - originária da linha 432
421 - Vila Isabel x Praia de Botafogo - originária da linha 433
467 - Maracanã x Praia de Botafogo - originária da linha 464
458 - Méier x Praia de Botafogo - originária da linha 456
459 - Abolição x Praia de Botafogo - originária da linha 457
481 - Penha x Praia de Botafogo - originária da linha 481

Retorno no Cemitério São João Batista
423 - Grajaú x Real Grandeza - originária da linha 434
425 - Grajaú x Real Grandeza (via Túnel Santa Bárbara) - originária da linha 435

Retorno na Rua Juquiá, na Gávea
501 - Barra x Gávea

Retorno no CIEP da Gávea
502 - Gávea x Recreio (Via Américas)
504 - Gávea x Piabas (Via Benvindo de Moraes)
505 - Gávea x Recreio

Retorno na Avenida Niemeyer
556 - Rio das Pedras x Leblon

21 comentários:

Aleixo disse...

Oi, Pedro.

Muito útil essa lista. Estava procurando algo assim desde que comecei a ver esses novos números estranhos.

Você sabe onde conseguir uma lista completa? Porquê, pelo que to vendo, não foram só os de copacabana que mudaram: O antigo 179 virou 309. Parece que o 434 rebouças virou 436...

Pedro Paulo Bastos disse...

Oi Aleixo
Que eu saiba as linhas que não passam por Copacabana ainda não foram modificadas, mas a tendência é que isso aconteça, é claro. A lista completa divulgada foi essa, eu apenas reproduzi e fui às ruas procurá-las. Achei a linha 411, na foto tirada por mim.
Um abraço!

igor disse...

Tem outras linhas sim......em Laranjeiras por exemplo, agora tem uma linha 183, que não existia......

Pedro Paulo Bastos disse...

Verdade, pessoal. Vi que tem algumas linhas novas no pedaço. A 438R, que fazia o trajeto Leblon x Vila Isabel pelo Túnel Rebouças, agora é 439.

igor disse...

Deviam criar uma nova variação do 415 pelo Rebouças....ano passado chegou a funcionar durante alguns meses e depois simplesmente sumiu......

Pedro Paulo Bastos disse...

Um amigo me disse que outras começaram a acusar a Alpha de que a nova variante do 415 estava roubando seus passageiros.

Seria uma boa, pois ir da Tijuca para o Leblon via Centro/Aterro é sacanagem, né? Uma volta ao mundo.

igor disse...

Pois é....completamente desnecessário.....po, roubando passageiros? ahuahuaha....sabia dessa não.......ué, se o trajeto deles é melhor a culpa não é da empresa né....? Provavelmente deve ter sido o 409 e o 438 que reclamaram.......sacanagem.......

Pedro Paulo Bastos disse...

Sendo que o 438 (que agora é 439 e vai pro Leblon!) tem nem como reclamar do 415 Rebouças porque eles fazem trajetos totalmente diferentes. Um sai de Vila Isabel e outro da Usina.
Só quem perde é a gente!
E o 409R é uma palhaçada, funciona de segunda à sexta só, em horários comerciais. Poderia aprender com o 438, que lucrou com a linha Rebouças de forma regular, mas não... fica nessa.
Na verdade, quem deveria ter a versão Rebouças é o 410 né. Ir da Tijuca pra Gávea via Rua Itapiru/Lapa/Flamengo é sacanagem! A volta ao mundo! Sem falar que se tivesse um 410 Rebouças, aí sim o 409 teria que se preocupar... hehe.

igor disse...

Sim, concordo......eu particularmente preferia que todos os ônibus da Tijuca que fossem pra zona sul tivessem uma versão pelo túnel....410, 422 (pelo Santa Bárbara), 415...rsrsrs.....mas não sei se seria viável.......acho que seria melhor descartar o 409R e deixar o 415 e 410 Rebouças............

Anônimo disse...

POIS É. SOU USUÁRIA DO 409R, MAS ÀS VEZES SOU OBRIGADA A USAR O (AGORA)439 POR CAUSA DAIRREGULARIDADE DO SERVIÇO.MUITO RUIM PARA QUEM DEPENDE. OUTRAS LINHAS, COMO 410 DEVERIAM DAR A OPÇÃO REBOUÇAS. É MUITO TRISTE PASSAR HORAS NO ÔNIBUS PARA FAZER TRAJETOS QUE PODEM SER CURTOS.

Anônimo disse...

Onde encontro os itinerarios dessas novas linhas ?

Anônimo disse...

Teriam que criar o 457,456,485 até Prado Junior. Agora tenho que parar na Arcoverde e andar até o Leme. Horrível !!!

Pedro Paulo Bastos disse...

Realmente ficou um pouco amador essa organização de ônibus na Barata Ribeiro. Muita gente saltava na Barata Ribeiro/Belfort Roxo para ir ao Leme. Agora ficou mais longe!!

Anônimo disse...

Me parece que a prefeitura do Rio está preparando um golpe contra a população do Rio de Janeiro. O Sr. Eduardo Paes tão preocupado com a melhoria no transporte público está permitindo linhas novas em outras que já existem, como por exemplo a linha 459 que sai da Abolição e vai até a Praia de Botafogo. Mas porque criar essa linha se já existe a 457 que sai da Abolição com destino à Pça General Osório? Será que ele pretende prejudicar aqueles que trabalham em Copacabana ou Ipanema e forçar-nos a pegar 2 ônibus depois de já ter uma linha direta? Outro exemplo é a linha 454 Méier-Prado Junior, mas já existe a linha 455 que faz o mesmo itinerário até o final de Copacabana? Mais uma vez pergunto, o Sr prefeito pretende daqui há algum tempo extinguir a linha 455 e impor os usuários a pegar 2 ônibus depois de ter uma linha direta? Mais outra exemplo, a criação da linha 458 Norte Shopping-Praia de Botafogo se já existe a 456 que faz o mesmo trajeto até a Praça General Osório, em Ipanema. O Sr prefeito pretende extinguir a linha 456 e tb forçar os usuários a pegar 2 ônubus? Não faz sentido a criação dessas linhas. Só faz sentido se a intenção da prefeitura é retirar as linhas que já existem e obrigando a população a pegar 2 ônibus para diversos bairros da Zona Sul.
O prefeito pode alegar que o Bilhete ùnico será usado nessa troca de ônibus, mas não esquecendo: A POPULAÇÃO NÃO TEM OBRIGAÇÃO DE FAZER O RIOCARD. É MEU DIREITO PAGAR A PASSAGEM COM DINHEIRO SE EU QUISER. Mas com a nova modalidade de transporte, a prefeitura me tira esse direito ou me PUNE pagando duas passagens se eu não quiser fazer o cartão.
Essas mudanças na linha de ônibus não parece realmente um golpe contra os usuários dos ônibus?????

Anônimo disse...

Gostei desta lista. Pois já tinha visto algumas novas linhas de ônibus na cidade. Obrigado pra quem dez esta lista pois agora estou conhecendo novas linhas para utiliza-las em meu dia-dia.

Jean disse...

Bom, pelo que eu soube pelos funcionarios da linha 457 e 456, foi a propria empresa que pediu a prefeitura a licença para que essas duas novas linhas, 458 e 459, pudessem circular, para desafogar as linhas 457 e 456. Apesar de fazer sentido, realmente não sei se acredito. Não duvido mesmo daqui há uns meses as linhas 457 e 456 serem canceladas, obrigando alguns passageiros a pegar 2 ônibus.

Anônimo disse...

É provável que tenha sido a própria empresa que pediu as novas linhas, pois a alguns anos atrás ela passou a circular com um aviso pedindo desculpas pela superlotação dos ônibus, que estava acontecendo devido a uma ordem da prefeitura para que a frota do 457 fosse reduzida a no máximo 13 carros. Logo, tudo o que eles querem é desafogar as linhas antigas mesmo. E, assim como estudaram na época das alterações no metrô, a maioria das pessoas saltam até botafogo, então, se é só para desafogar, essas linhas cumprem seu papel.

Anônimo disse...

Deveria haver uma mudança nas linhas por quem realmente entende desse assunto.Não tem sentido a 416 via rebouças pela saens pena.A linha 416 deveria ser Usina x São Conrado pela Alpha ou Transurb via Lagoa entrando na rua do bispo,t.rebouças,lagoa,jardim de alah,leblon e gávea,para acabar com essa volta enorme da 409 e 410.Tambem poderiam criar outra linha Catumbi x Alvorada via rebouças para atender o Estácio e o Rio comprido sem ser da tijuquinha.E toa facil pensar ne?

brunopo_rj@hotmail.com disse...

bom, com as últimas notícias, o amigo aí em cima estava certo... o Prefeito só estava preparando o terreno para impedir que os moradores de partes carentes das zonas oeste e principalmente, norte, tivessem acesso direto à zona sul... com a extinção de linhas como a 480 e 481, por exemplo...

Anônimo disse...

o anonimo do dia 12 de maio de 2011 é vidente uhauahuha

ainda nao sei se isso vai ser uma boa... a questao da baldeaçao eu acho tranquilo e bastante logico. estou com medo é da superlotaçao...

Anônimo disse...

Todas essas mudanças tem cheiro de dinheiro no bolso para as próximas eleições ou os senhores não pensaram nisso ? O tal museu do amanhã da família Marinho mais grana no bolso, as reformas no cais do porto, a derrubada da perimetral inúmeras obras pelo centro, VLT... tudo grana no bolso desses canalhocratas que estão aí dizendo que o Estado não tem grana pra manter hospital...e um prefeitura que só governa pra zona sul e sonha com o seu "porto Maravilha" tudo gira em torno do dinheiro e essas mudanças, criação de linhas é mais um cascalho no bolso e o trabalhador ? que se F. pegue dois buzão sem ar pra chegar no trabalho pois as empresas de ônibus não cumpriram o que a prefeitura de Eduardo Paes de ter frota 100% com ar-condicionado em 2016.
O trabalhador só leva no lombo...é brincadeira.