14.10.09

O caminho para a Chácara do Céu


RUA MURTINHO Nobre, em Santa Teresa: a rua do Parque das Ruínas e da Chácara do Céu.


Foi há mais ou menos nove anos que o bairro de Santa Teresa, no Centro do Rio, retornou ao circuito turístico com a corda toda, após décadas de decadência e estagnação. Lutando contra a violência e a insegurança, este simpático bairro ressurgiu como pólo cultural e artístico da cidade do Rio, tornando-se um dos lugares mais aprazíveis para se viver – não é a toa que estrangeiros e mais estrangeiros, muitos deles franceses, escolheram o bairro para ali se instalarem. A mudança foi e é, com certeza, para melhor. Ali a diferença entre os imóveis não está entre novos e velhos, mas sim entre velhos e repaginados. Um charme a parte, que é a cara do Rio.


COM INÍCIO na Rua Dias de Barros, a Murtinho Nobre é uma mini-ladeirinha, loteada de paralelepípedos e com guarita. O detalhe, não só deste trecho, mas como de todo o bairro de Santa Teresa, são as calçadas elevadas, ilustradas na foto à direita. Observe que o nível da rua (no caso, a Dias de Barros) é inferior ao da calçada.


A VIA é residencial, com predomínio de casas. No entanto, elas só começam a aparecer nas imediações da curva, como representado nas fotos acima.


Retornando às fotografias, após umas semanas sem atualizar, eu estive na Rua Murtinho Nobre (mapa à direita), em Santa Teresa – rua, esta, bastante famosa por quem conhece bem a região. Com início na Rua Dias de Barros – vale lembrar que Santa Teresa tem um dos emaranhados de rua mais complicados do Rio, devido a sua localização, isto é, em uma área elevada –, a Murtinho Nobre é sem saída. É formada por paralelepípedos em toda sua formação e seria totalmente residencial se ali não estivessem uma das duas principais atrações turísticas do bairro, por suas vistas deslumbrantes: o Parque das Ruínas e a Chácara do Céu, pertencente aos Museus Castro Maya.


A LADEIRA se acentua e a beleza das casas se intensifica - qualquer semelhança com casas de boneca, pode ser mera coincidência. Ou não. Os antigos estilos arquitetônicos tem algo de romântico, que transparece, e muito, nas fachadas e nos detalhes.


Não há muito o que falar sobre a Murtinho Nobre; o local é para ser apreciado e aceitado de acordo com o seu contexto histórico. A região, espremida entre as zonas Sul, Norte e Central da cidade, foi uma das primeiras a ser povoada e sua identidade é justamente essa: o antigo. Aliás, o Rio Antigo.


MAIS BONITO do que as casas, só mesmo o jogo de cores em suas pinturas e o florido dos arbustos e árvores.


Andar por Santa Teresa recorda-me trechos do livro Quincas Borba, de Machado de Assis, onde as personagens Sofia e Cristiano moravam em um sobrado no bairro. As descrições do lugar, contidas no livro, se mantém atuais para um agradável passeio por Santa Teresa, e, principalmente, pela Rua Murtinho Nobre – afinal, o próprio nome já diz: NOBRE. Desmonte sua idéia de riqueza proposta pelos bairros de Ipanema e do Leblon, pegue o bonde, e vivencie esta deliciosa sensação da antiga nobreza carioca. Se não gostar, aprecie pelo menos a vista do local: uma panorama sufocante da Baía de Guanabara, do Pão de Açúcar e do Centro do Rio. Santa Teresa é abençoado! As fotos falarão por si só.


O PANORAMA da Murtinho Nobre e o muro que cerca o Parque das Ruínas: o local é atração turística entre cariocas e estrangeiros.



O PARQUE das Ruínas é assim chamado porque abriga o esqueleto que restou do Palacete Murtinho Nobre, onde morava Laurinda Santos Lobo. Laurinda comandou a vida intelectual do Rio, promovendo saraus e dando vida e graça ao bairro de Santa Teresa. A casa foi um dos pontos mais badalados da vida cultural carioca durante muitos anos, até o final da década de 40, com a morte da anfitriã. Além disso, parte da vista deslumbrante que tem Santa Teresa, pode ser conferido no mirante do Parque das Ruínas.



EXATAMENTE em frente ao Parque das Ruínas, está o Casarão Cultural Terra Brasilis, onde funciona um hostel - lotado de gringos, por sinal - com exposições e shows de jazz, MPB, blues, entre outros estilos, além de uma badalada pizzaria..



UMA VEZ MAIS o jogo de cores na Rua Murtinho Nobre se faz presente; agora, com a participação especial do amarelo do fusca e o azul da fachada do imóvel. Parece até uma obra de arte, uma dependência sutil entre a casa e o automóvel.



NEM TUDO SÃO flores, como as dos jardins: alguns imóveis na Murtinho Nobre também sofrem da ação dos vândalos e chamam a atenção por sua má preservação. Uma pena!



A MURTINHO NOBRE vai chegando ao seu final e as casas vão ficando cada vez mais luxuosas. Casas amplas, espaçosas e muito bem-cuidadas. Famílias importantes do jet-set carioca mantém propriedades neste trecho.



OS POUCOS edifícios ao longo da Rua Murtinho Nobre não passam desapercebidos: prédios suntuosos, com detalhes peculiares e muito elegantes. Na foto à direita, tem-se o panorama da via quando aproximado o final.



O PORTÃO ACIMA representa o término da Rua Murtinho Nobre. É ali onde funciona o museu Chácara do Céu, com acervo importantíssimo de artistas consagrados como Picasso, Dalí, Miró, Guignard, Di Cavalcanti, Portinari, entre outros. A Chácara do Céu era a residência do industrial e colecionador de artes Castro Maya; hoje o local pertence à União e ao Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional.



O QUE SE VÊ DO RIO no Parque das Ruínas: Do alto da Murtinho Nobre, é possível ter uma dessas vistas. Sem contar no panorama para o Centro, o aeroporto Santos Dummont, os Arcos da Lapa, a Ponte Rio-Niterói, o Maracanã...
Santa Teresa é ou não de tirar o fôlego?


Casarão Cultural Terra Brasilis
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 156 | Santa Teresa | CEP 20241-050
Tel: (21) 2224 0952
Site: www.terrabrasilishostel.com
Atrações culturais e gastronômicas: Sexta 17h às 23h, Sábado de 13h às 23h e Domingo de 13h às 22h.

Chácara do Céu
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 93 | Santa Teresa | CEP 20241-050
Tel/fax: (21) 2224 8981 - 2507 1932
Site: www.museucastromaya.com.br

Parque das Ruínas
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 | Santa Teresa | CEP 20241-050
Tel: (21) 2252 1039 - 2252 0112
Entrada gratuita

7 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Pedro... que delícia poder estar aqui novamente apreciando o seu trabalho tão importante e bonito. Continue sempre com este seu empenho... Parabéns!!!
Abs
Glória

Obs: Ah, quem sabe daqui algum tempo vc possa fazer uma seleção de vilas pitorescas. Sei lá, acho que seria interessante... IIIh, são tantas possibilidades!

Pedro Paulo Bastos disse...

Glória, valeu pela força!
E você adivinhou os meus pensamentos: já ocorreu-me a idéia de percorrer as vilas de Botafogo e do Humaitá, tanto que eu até inseri essa opção na enquete para avaliar qual o interesse dos internautas que visitam aqui, esse meu espaço.
A idéia será amadurecida!
Um abraço

Jaime Fernando de Souza disse...

Oi Pedro, esta muito bem escrita e retratada a querida Santa Teresa.
Morei neste bairro muitos anos, e o clima Bucólico, mas vico de Santa, esta preservado, no Blog.
Abraços,
Jaime Fernando

Evelyn S. disse...

Oi Pedro, gostei muito do blog! Informativo e aborda questões muito interessantes. As fotos de Santa Teresa ficaram lindas, fiquei curiosa para ler Quincas Borba de novo! Vou passar a acompanhar seu blog, assim vou descobrindo mais lugares legais para visitar!
Bjs e continue com o bom trabalho!
Evelyn

Ivo Korytowski disse...

Maravilha! Santa Teresa é um encanto!

AngelMira disse...

Parabéns, o blog é maravilhoso! Esse post sobre Sta Teresa é fantástico!

Andrea Moura disse...

Nossa, moro na rua Murtinho Nobre e adorei ver as fotos aqui! Os comentários e legendas também são muito interessantes. Sou pedagoga, mas meu marido é geógrafo e professor de geografia... adoramos os olhares e impressões do Rio, principalmente vindo de pessoas jovens, inteligentes e "antenadas". Abraços.