RUA MURTINHO Nobre, em Santa Teresa: a rua do Parque das Ruínas e da Chácara do Céu.
Foi há mais ou menos nove anos que o bairro de Santa Teresa, no Centro do Rio, retornou ao circuito turístico com a corda toda, após décadas de decadência e estagnação. Lutando contra a violência e a insegurança, este simpático bairro ressurgiu como pólo cultural e artístico da cidade do Rio, tornando-se um dos lugares mais aprazíveis para se viver – não é a toa que estrangeiros e mais estrangeiros, muitos deles franceses, escolheram o bairro para ali se instalarem. A mudança foi e é, com certeza, para melhor. Ali a diferença entre os imóveis não está entre novos e velhos, mas sim entre velhos e repaginados. Um charme a parte, que é a cara do Rio.
COM INÍCIO na Rua Dias de Barros, a Murtinho Nobre é uma mini-ladeirinha, loteada de paralelepípedos e com guarita. O detalhe, não só deste trecho, mas como de todo o bairro de Santa Teresa, são as calçadas elevadas, ilustradas na foto à direita. Observe que o nível da rua (no caso, a Dias de Barros) é inferior ao da calçada.
A VIA é residencial, com predomínio de casas. No entanto, elas só começam a aparecer nas imediações da curva, como representado nas fotos acima.
Retornando às fotografias, após umas semanas sem atualizar, eu estive na Rua Murtinho Nobre (mapa à direita), em Santa Teresa – rua, esta, bastante famosa por quem conhece bem a região. Com início na Rua Dias de Barros – vale lembrar que Santa Teresa tem um dos emaranhados de rua mais complicados do Rio, devido a sua localização, isto é, em uma área elevada –, a Murtinho Nobre é sem saída. É formada por paralelepípedos em toda sua formação e seria totalmente residencial se ali não estivessem uma das duas principais atrações turísticas do bairro, por suas vistas deslumbrantes: o Parque das Ruínas e a Chácara do Céu, pertencente aos Museus Castro Maya.
A LADEIRA se acentua e a beleza das casas se intensifica - qualquer semelhança com casas de boneca, pode ser mera coincidência. Ou não. Os antigos estilos arquitetônicos tem algo de romântico, que transparece, e muito, nas fachadas e nos detalhes.
Não há muito o que falar sobre a Murtinho Nobre; o local é para ser apreciado e aceitado de acordo com o seu contexto histórico. A região, espremida entre as zonas Sul, Norte e Central da cidade, foi uma das primeiras a ser povoada e sua identidade é justamente essa: o antigo. Aliás, o Rio Antigo.
MAIS BONITO do que as casas, só mesmo o jogo de cores em suas pinturas e o florido dos arbustos e árvores.
Andar por Santa Teresa recorda-me trechos do livro Quincas Borba, de Machado de Assis, onde as personagens Sofia e Cristiano moravam em um sobrado no bairro. As descrições do lugar, contidas no livro, se mantém atuais para um agradável passeio por Santa Teresa, e, principalmente, pela Rua Murtinho Nobre – afinal, o próprio nome já diz: NOBRE. Desmonte sua idéia de riqueza proposta pelos bairros de Ipanema e do Leblon, pegue o bonde, e vivencie esta deliciosa sensação da antiga nobreza carioca. Se não gostar, aprecie pelo menos a vista do local: uma panorama sufocante da Baía de Guanabara, do Pão de Açúcar e do Centro do Rio. Santa Teresa é abençoado! As fotos falarão por si só.
O PANORAMA da Murtinho Nobre e o muro que cerca o Parque das Ruínas: o local é atração turística entre cariocas e estrangeiros.
O PARQUE das Ruínas é assim chamado porque abriga o esqueleto que restou do Palacete Murtinho Nobre, onde morava Laurinda Santos Lobo. Laurinda comandou a vida intelectual do Rio, promovendo saraus e dando vida e graça ao bairro de Santa Teresa. A casa foi um dos pontos mais badalados da vida cultural carioca durante muitos anos, até o final da década de 40, com a morte da anfitriã. Além disso, parte da vista deslumbrante que tem Santa Teresa, pode ser conferido no mirante do Parque das Ruínas.
EXATAMENTE em frente ao Parque das Ruínas, está o Casarão Cultural Terra Brasilis, onde funciona um hostel - lotado de gringos, por sinal - com exposições e shows de jazz, MPB, blues, entre outros estilos, além de uma badalada pizzaria..
UMA VEZ MAIS o jogo de cores na Rua Murtinho Nobre se faz presente; agora, com a participação especial do amarelo do fusca e o azul da fachada do imóvel. Parece até uma obra de arte, uma dependência sutil entre a casa e o automóvel.
NEM TUDO SÃO flores, como as dos jardins: alguns imóveis na Murtinho Nobre também sofrem da ação dos vândalos e chamam a atenção por sua má preservação. Uma pena!
A MURTINHO NOBRE vai chegando ao seu final e as casas vão ficando cada vez mais luxuosas. Casas amplas, espaçosas e muito bem-cuidadas. Famílias importantes do jet-set carioca mantém propriedades neste trecho.
OS POUCOS edifícios ao longo da Rua Murtinho Nobre não passam desapercebidos: prédios suntuosos, com detalhes peculiares e muito elegantes. Na foto à direita, tem-se o panorama da via quando aproximado o final.
O PORTÃO ACIMA representa o término da Rua Murtinho Nobre. É ali onde funciona o museu Chácara do Céu, com acervo importantíssimo de artistas consagrados como Picasso, Dalí, Miró, Guignard, Di Cavalcanti, Portinari, entre outros. A Chácara do Céu era a residência do industrial e colecionador de artes Castro Maya; hoje o local pertence à União e ao Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional.
O QUE SE VÊ DO RIO no Parque das Ruínas: Do alto da Murtinho Nobre, é possível ter uma dessas vistas. Sem contar no panorama para o Centro, o aeroporto Santos Dummont, os Arcos da Lapa, a Ponte Rio-Niterói, o Maracanã...
Santa Teresa é ou não de tirar o fôlego?
Casarão Cultural Terra Brasilis
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 156 | Santa Teresa | CEP 20241-050
Tel: (21) 2224 0952
Site: www.terrabrasilishostel.com
Atrações culturais e gastronômicas: Sexta 17h às 23h, Sábado de 13h às 23h e Domingo de 13h às 22h.
Chácara do Céu
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 93 | Santa Teresa | CEP 20241-050
Tel/fax: (21) 2224 8981 - 2507 1932
Site: www.museucastromaya.com.br
Parque das Ruínas
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 | Santa Teresa | CEP 20241-050
Tel: (21) 2252 1039 - 2252 0112
Entrada gratuita
7 comentários:
Oi, Pedro... que delícia poder estar aqui novamente apreciando o seu trabalho tão importante e bonito. Continue sempre com este seu empenho... Parabéns!!!
Abs
Glória
Obs: Ah, quem sabe daqui algum tempo vc possa fazer uma seleção de vilas pitorescas. Sei lá, acho que seria interessante... IIIh, são tantas possibilidades!
Glória, valeu pela força!
E você adivinhou os meus pensamentos: já ocorreu-me a idéia de percorrer as vilas de Botafogo e do Humaitá, tanto que eu até inseri essa opção na enquete para avaliar qual o interesse dos internautas que visitam aqui, esse meu espaço.
A idéia será amadurecida!
Um abraço
Oi Pedro, esta muito bem escrita e retratada a querida Santa Teresa.
Morei neste bairro muitos anos, e o clima Bucólico, mas vico de Santa, esta preservado, no Blog.
Abraços,
Jaime Fernando
Oi Pedro, gostei muito do blog! Informativo e aborda questões muito interessantes. As fotos de Santa Teresa ficaram lindas, fiquei curiosa para ler Quincas Borba de novo! Vou passar a acompanhar seu blog, assim vou descobrindo mais lugares legais para visitar!
Bjs e continue com o bom trabalho!
Evelyn
Maravilha! Santa Teresa é um encanto!
Parabéns, o blog é maravilhoso! Esse post sobre Sta Teresa é fantástico!
Nossa, moro na rua Murtinho Nobre e adorei ver as fotos aqui! Os comentários e legendas também são muito interessantes. Sou pedagoga, mas meu marido é geógrafo e professor de geografia... adoramos os olhares e impressões do Rio, principalmente vindo de pessoas jovens, inteligentes e "antenadas". Abraços.
Postar um comentário