21.6.09

Apresentação

A idéia deste blog surgiu já há uns dois anos, quando nas aulas de geografia que eu tive na faculdade, um professor aconselhou-nos a fotografar paisagens, qualquer tipo de paisagens geográficas, pois elas seriam de muita importância no futuro – relíquias, talvez, como são as fotografias respectivas aos séculos passados. O meio urbano e a forma como este evolui é um ponto que me chama muito a atenção, já que é o retrato de como implica a ação humana, ou seja, de nós, cidadãos, nas nossas ruas, avenidas, praças, jardins, muros...

É óbvio que hoje em dia, com a revolução digital, é cada vez mais fácil registrar em fotos quaisquer tipos de coisas, inclusive paisagens, o que não me restam dúvidas de que teremos um vasto material deste tipo no futuro. Entretanto, muita gente ainda se limita apenas a clicar aos amigos e a si mesmos, restringindo o ato de fotografar paisagens aos profissionais do ramo e a amadores, como eu. E um dos meus focos, neste blog, será exatamente esse: fotografar as ruas do Rio.

Não tenho nenhum interesse em fins lucrativos nem nada semelhante a isso. Este blog será apenas um hobby, onde vou compartilhar fotos, resenhas e curiosidades que eu tenha experimentado no decorrer destes anos em relação, não só aos logradouros da cidade do Rio de Janeiro, mas também com seus elementos urbanos e comerciais.


Quem já conhece os locais ilustrados por mim nos futuros posts, confirmará ainda mais o seu conhecimento, diante de outro ponto de vista; quem não conhece, conhecerá; e quem é de fora da cidade do Rio de Janeiro e apenas tem seu conhecimento restrito às fotos turísticas do Corcovado e do Pão de Açúcar, poderá ter uma breve noção do que existe no emaranhado de ruas avistadas por um Cristo Redentor, desde lá de cima.

Até!

8 comentários:

Guilherme disse...

O blog ficou mto bom! Pena q não to ai pra ajuda com as fotos! Agora vou fica conhecendo um pouco mais do Rio! Parabéns ai pela idéia Pedron! Abraçao

Janete disse...

Pedro,adorei!!!!!
Vou divulgar este blog pois além de estar capricadíssimo ajuda a preservar a memória do Rio.
Estou orgulhosíssima.
Beijos.

Anônimo disse...

Pedrito, muito boa sua idéia de compartilhar conosco esse seu vasto conhecimento das ruas do Rio!!Adorei....beijinhos!!Daniii

EASY LISTENING & OTHER DELIGHTS disse...

"Don" Pedro
Excelente e muito original a sua idéia de postar na Internet o seu vasto conhecimento sobre o assunto. Pretendo acompanhar a evolução deste belo trabalho, um antigo "hobby" que você cultiva desde criança. Bola pra frente.
Eldo (Jundiaí-SP)

Nelma disse...

Gostei muito do blog.
É isso aí. Chega de falar mal e mostrar o feio, o que não funciona no Rio de Janeiro. O mal só é forte porque o bem é tímido.
Voce soube temperar, equilibrar as imagens e o texto. Parabéns!!!!Nelma

Andre Valente disse...

Interessante e belo trabalho.
Parabéns.

André Valente

Unknown disse...

felipe e daniel: nossa blog maneiro pedro! sempre atualizado e com humor voce retrata de maneira única a nossa cidade maravilhosa! voce é um grande conhecedor da vastidão de bairros existentes no rio de janeiro e procura também fornecer um ponto de vista panorâmico e contemporâneo em suas fotos!
parabéns!!!

Ubirajara Rodrigues disse...

Caro Pedro,
A respeito da rua Paissandu, no tempo do império ela foi construida a fim de ligar o Palácio Isabel (atual Palácio Guanabara, sede de governo do Est. do Rio de Janeiro) à rua Marquês de Abrantes,pois ela costumva ir a uma capela na chácara do próprio M. de Abrantes. Atualmente essa capela é conhecida como capela dos poloneses. A Paissandu também facilitava a chegada da princesa Isabel ao Paço Imperial, na atual Praça 15 de novembro. Aliás, tal palácio foi um presente de casamento dado ao casal Isabel e Conde d'Eu lá pelos idos de 1865. Parabéns pelo seu belo trabalho.