

A PLAZA RIO de Janeiro fica na colonia Roma Norte, próximo ao Centro da Cidade do México

NO CENTRO DA PRAÇA, um chafariz com a estátua de Davi.
Primeiramente, a Colonia Roma -- por sua extensão, ela é dividida em Roma Norte e Roma Sur -- foi, nos áureos tempos, um dos bairros da elite que habitava a Cidade do México. Porfirio Diaz, o presidente, foi um dos que apoiaram a ocupação do bairro, principalmente da sua arquitetura, chamada de porfiriana. Após o terrível terremoto que assolou a capital mexicana em 1985, a região que compreende as colonias La Condesa e Roma, então nobres, começaram a decair. Algumas construções foram abaladas pelo efeito do terremoto, outras desmoronaram e os espaços vazios, logo então, começaram a ser reconstruídos para abrigar as famílias desabrigadas. Acabou-se a nobreza da área.


DÁ UMA OLHADAnos edifícios e casas da Plaza Rio de Janeiro - são bem charmosos...
No entanto, a Colonia Roma vem ressurgindo ao topo das áreas mais caras da Cidade do México. O que serviu de motivo, na década de 80, para que o bairro decaísse, foi o mesmo para que ele resgatasse o seu prestígio nos últimos anos. A Roma, então, virou o lugar preferido para artistas plásticos, jovens empresários, intelectuais... enfim, uma galera descolada tem resgatado o valor arquitetônico do bairro com ateliês, livrarias, cafés, bares, albergues. E, posso dizer, como agora conhecedor do "México D.F.", que a Colonia Roma é um dos lugares mais legais da cidade. Mais ainda pela Plaza Rio de Janeiro.

VEJA QUE NOS jardins da Plaza Rio de Janeiro está uma das figuras mais características do México: os cactos.
Compreendida entre as avenidas Orizaba e Durango, a Plaza Rio de Janeiro tem a forma de um retângulo, muitos jardins, que contornam os limites da praça, e um chafariz, com a estátua de Davi no alto. Por ali caminham namorados, idosos, esportistas e famintos! Sim, nessa praça tem uma barraquinha onde se vende a famosa comida callejera (comida de rua), como tacos al pastor, entre outras especialidades mexicanas. A praça, linda por si só, é ainda embelezada pelos edifícios e casas que por ali estão. São construções muito diferentes das que vemos no Brasil, tudo muito rico em detalhes e de, com certeza, referência para a arquitetura mexicana. O exemplo disso é o Edifício Rio de Janeiro, quase na esquina com a Avenida Orizaba, no lado sul da praça.


ESSE É O EDIFICIO Rio de Janeiro, mais conhecido como La casa de las brujas, por sua forma arquitetônica. Foi um dos primeiros edifícios de apartamentos na Cidade do México.
----
Quem algum dia quiser visitar o México, por favor, não comprem com a TACA Aerolíneas. Neste momento estou no aeoporto Benito Juárez, esperando pelo meu vôo e, pelas minhas contas, chegarei no Rio com UM dia de atraso. Sim, um dia! Fica a dica.
3 comentários:
A-do-rei esse post! Além de muita informação, imagens bonitas, cultura e dicas de viagem, tem sua escrita firme e volátil que é uma delícia de ler.
To achando q o RJ de lá tá melhor qo de cá kkkkk
Olha,não tinha visto o post. Tava mesmo sentindo falta de algo sobre o México ;)
Só agora vi seu comentário sobre a TACA. Ah, fala sério Pedro, ainda ganhou um passeio "de gratis" em Lima! kkkkk (foi Lima, to chutando kkkkk)
bjs
Postar um comentário