4.5.11

Enquanto isso, perto da Saens Peña...

... o antigo externato do Colégio São José tem vivido às moscas, literalmente. O belíssimo edifício, localizado à Rua Barão de Mesquita 164,  conta com 2 000 metros quadrados. Está abandonado há algumas décadas e ninguém se interessou em reocupá-lo. Sua calçada está loteada de lixo, sujeira e entulhos. Na hora do rush, diversas kombis (piratas, quem sabe...) fazem uso do espaço em frente ao ex-colégio para embarque e desembarque de passageiros. Porém, agora parece que o antigo São José poderá ganhar um final feliz: há poucas semanas, afixaram um imenso cartaz de "ALUGA-SE" na sua fachada. Perfil de ocupação? Centros culturais, colégios, universidades. Isenção de IPTU. Implora-se pela sua recuperação!

 O antigo externato do Colégio São José, na Barão de Mesquita: desativado na década de 1990, para, em troca, inaugurar uma filial nas imediações da Barra e do Recreio.

Após quase duas décadas sem sinal de vida, a corretora Imovel-On parece ter-lhe oferecido um caminho para a salvação. 

 Observe a sujeira ao redor do colégio. Observe, também, como pequenos detalhes vão sendo substituídos por verdadeiras aberrações: o indicador original do número do imóvel (164), quase não aparece mais, destacando-se uma folha de papel impressa em Times New Roman.

Em tempo: o externato do tradicional Colégio São José, que manteve sua filial na Usina, é citado em um trecho do livro Agosto, de Rubem Fonseca. O  romance, uma mistura de ficção com realidade, ambientado na década de 50, em uma das partes da narrativa  conta que Carlos Lacerda estaria dando uma espécie de audição pública dentro do colégio, enquanto alguns meliantes tramavam um dos possíveis ataques ao jornalista e ex-governador do lado de fora.

Só de ter uma referência desse porte, vê-se que o externato do São José foi (e deveria continuar sendo) muito tradicional e relevante. Apreço histórico suficiente para o seu resgate. Os tijucanos agradeceriam!

4 comentários:

Flora Maria disse...

Conheci bem esse lindo colégio pois lá foram realizados alguns encontros da igreja católica, que na época eu frequentava.

Que ele tenha um destino digno de sua história, é o que desejo.

igor disse...

O Globo publicou semana passada os futuros planos para este antigo São José:

http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2011/05/05/terreno-do-sao-jose-tera-dois-condominios-378568.asp

Sérgio. disse...

Pode ser usado para a instalação de um PUTEIRO?

Destino mais nobre não há!

Uma casa de amores.

Francisco Muniz disse...

Muito pertinentes os seus comentário sobre o simpático colégio. Alí estudei, lá pelas décadas de 50 e 60.Guardo grandes recordações daquela casa. Que aquele local dê, para as gerações futuras, o mesmo carinho e lembranças que ofertou á minha.Francisco Muniz