13.1.11

Sábado de sol, Rio Art Déco e Lavradio

Acordei numa daquelas manhãs divinas onde o meu quarto está repletamente gelado mas, pela janela, a sensação térmica parece ser outra. Abri bem a persiana e não vi nem sinal de nuvens sobre o Maciço da Tijuca. O ar condicionado tinha sido desligado há pouco tempo, continuava de meia e sabia que lá fora o negócio devia estar pegando fogo. Pra falar a verdade, eu não curto calor. Sinceramente? Não suporto o verão. Praia menos ainda. Mas bem que nesse dia cairia bem algum mergulhinho.

O prospecto da exposição sobre
a minha mesa
Cansado de passar os sábados dentro de casa por falta de coragem em sair à rua, fiz a programação sabatina na sexta-feira, dia 7. Já tinha decidido que iria visitar a exposição Rio Art Déco, que está sendo realizada no Caixa Cultural, no Centro. É um tema que me interessa e, inclusive, venho lendo mais sobre e tentado observar mais cuidadosamente esse estilo arquitetônico pelas ruas do Rio. A essa altura já era mais de meio-dia. Fernanda, uma amiga, ia para a praia e depois ficou combinado de que almoçaríamos juntos, já que há algum tempo não nos víamos.

Fernanda definitivamente gosta mais de praia do que eu e achei que o dia estava especialíssimo para ela curtir uma tarde nas areias de Ipanema. Ledo engano. Recebo uma ligação sua quando estava na cozinha, tomando os últimos goles de água antes de cair na rua.

"Desisti, está muito quente, não vai ter espaço pra ficar na areia...", avisou-me.

Convidei-a então para que me acompanhasse ao Centro. Iríamos à exposição e depois poderíamos subir Santa Teresa de bondinho, almoçar por lá ou, não sei... qualquer outro programa pelas redondezas. Ambos estávamos cientes de que um passeio pelo Centro, num sábado de 40 ou mais graus, seria quase uma cilada. Mesmo assim fomos, ainda que meu eu-lírico quisesse se enfiar numa sala de cinema refrigerada.

Eu e a Catedral
Partimos da estação Carioca do metrô rumo à exposição sob o sol forte da Avenida Chile quase sem nenhum movimento. Minto. Havia um auê ali perto em função das últimas gravações da novela Passione. Alguns curiosos se misturavam com turistas que visitavam a Catedral. Meio desorientados, não encontrávamos o tal do centro cultural, onde funciona também o Teatro Nelson Rodrigues. Meio que num ziguezague, encontramos a entrada e subimos (de escada... tortura!) até o 3º andar do prédio, onde estava exposto as maravilhas do Art Déco no Rio.


Exposição pequena, mas recomendo a visita para aqueles que se interessam. Ela é basicamente constituída de fotografias, de autoria de Lena Trindade. Fotos e painéis muito bons, por sinal. Sou um grande apreciador do Art Déco, embora ainda não saiba detectá-lo muito bem sem aviso prévio. Vi muitas referências interessantes entre outras meio manjadas, como o edifício Biarritz, na Praia do Flamengo, e o cinema Roxy. O mais legal da exposição são as fotografias no interior de determinados prédios. É fantástico o detalhe de um corrimão ou do desenho de uma grade... Senti falta de referências off Centro-Zona Sul, embora, como um todo, valeu bem a pena. 

 Placa turística na Rua do Lavradio

Fernanda pechinchando
um óculos retrô
Contraste do novo
com o velho
Eu suava muito, Fernanda idem. Avistamos de longe a Rua do Lavradio pela Avenida República do Paraguai, que passa por cima da Chile. Ficamos na dúvida entre subir Santa Teresa ou ficar ali por baixo mesmo... Optamos pela opção mais prática, primeiro porque a fome apertava e, em segundo, porque estava rolando a feira da Lavradio. Acho que ela nunca tinha ido, não lembro de ter me dito isso, mas estava mais curiosa do que eu. O melhor da feira é o movimento pois dá muita gente diferentona, além de gringos. De compras ali há muito artesanato e produtos de brechó, mais voltados para o público feminino. Em algumas barracas vendem-se objetos relacionados ao Rio antigo, como ímãs, caixas e até mesmo fotografias.

A Rua do Lavradio é um barato e vem sendo revitalizada continuamente. É uma das principais ruas na Lapa, sem falar no seu interessantíssimo (e cruel) contraste arquitetônico. Aqueles sobrados e casas antigas se misturam aos prédios modernos e espelhados que andaram construindo por lá na última década. É uma pena que não haja critério de construção em áreas históricas como o Centro. Enfim... a feira do Lavradio é muito musical, tem muito samba e comidas brasileiras. As pessoas almoçam animadamente em mesas colocadas no meio da rua mesmo sem se sentirem incomodadas. A Rua do Lavradio, em dia de feira, parece ser uma grande festa. E é. 


 Na feira do Lavradio, os almoços são feitos no meio da via em meio a muitas pessoas, barraquinhas e história.

Andamos em direção à Mem de Sá já um pouco cansados. O sol suga as energias. Queríamos comer feijoada. O único lugar de cara que tinha era o Informal, já lotado pelo sambinha ao vivo que reinava na sua entrada. Fome, fome, fome. Acabamos ficando no Belmonte com dois chopes logo de cara. O prato foi um tal de filé ao Oswaldo Aranha. Raramente como carne vermelha, mas acabei cedendo. Acompanhava batata portuguesa, arroz, farofa e molho à campanha. Mais dois chopes. Caiu redondo, literalmente. A barriga inchou e a preguiça veio na mesma hora. 

E o calor??!? Mais forte do que nunca. Já eram 5 horas e acabamos terminando o fim do sábado no Shopping da Gávea, em busca de ar condicionado. É a melhor invenção dos últimos tempos! Mas... Rio de Janeiro só é muito bonito e encantador com calor e muito sol. Sábado foi o dia. Fiquei satisfeito! 


O movimento da Mem de Sá através da nossa mesa, no Belmonte

Exposição Rio Art Déco, de 17.11.10 a 30.01.11
Onde: Caixa Cultural Rio de Janeiro - Grande Galeria
Endereço: Avenida República do Chile 230, Anexo | Centro | CEP 20031-170
Horário: Terça a sexta, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. Entrada gratuita.
Telefone: 0xx21 22625483 / 22628152
Site: www.caixacultural.com.br

Feira da Rua do Lavradio
Quando: Todo primeiro sábado de cada mês. 

Boteco Belmonte 
Endereço: Avenida Mem de Sá 82 | Lapa | CEP 20230-152.
Horário: De domingo a quarta, das 10h às 1h. Quinta a sábado, das 10h às 4h.
Telefone: 0xx21 22242169

Site: www.botecobelmonte.com.br
Filiais também em Ipanema, Leblon, Urca, Copacabana, Jardim Botânico e Flamengo.

Nenhum comentário: